A Prefeitura de Manaus oferta 275 vagas de cursos gratuitos de capacitação para o mercado de trabalho

Já estão abertas as inscrições para as 275 vagas, das oficinas de orientação para o mercado de trabalho e desenvolvimento de habilidades. A Prefeitura de Manaus oferta a capacitação por meio do Programa de Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas/Trabalho) gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) no município.

Abertas as inscrições para oficinas de desenvolvimento profissional

As vagas estão disponíveis nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos bairros Mutirão, Colônia Antônio Aleixo, Cachoeirinha, Glória, Cidade Nova, Japiim, São José 3 e Terra Nova. Cada Cras está oferecendo o quantitativo de 25 vagas.

“Essa é a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto, para que as pessoas estejam prontas para entrar no mundo do trabalho. O Acessuas/ Trabalho é um grande programa do governo federal dentro da Política de Assistência Social, que impulsiona o empreendedorismo e a autonomia dos participantes. A oportunidade está lançada para que as pessoas venham mudar a sua história de vida”, explicou a secretária da Semasc Conceição Sampaio.

Para participar, o candidato precisa ter idade entre 14 e 59 anos e ser residente de Manaus. O interessado deve procurar uma unidade do Cras mais próxima de sua residência, portando a documentação obrigatória: RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Número de Identificação Social (NIS), uma vez que, o programa atende usuários em vulnerabilidade social e econômica.

As oficinas possuem carga horária de 12 horas, e iniciarão a partir do dia 7/3 em alguns Cras. As oficinas estão divididas em quatro encontros que desenvolverão os participantes para o mundo do trabalho.

Temáticas

São abordadas na oficina e rodas de conversa temáticas que fortalecem o conhecimento, estimulam os jovens e adultos a desenvolverem habilidades pessoais, além da orientação na formulação de currículos, enfrentamento dos desafios do mercado de trabalho, realização de escolha profissional, comportamento e assédio no trabalho e a construção de um projeto de vida.

Encaminhamentos

No término das oficinas, os usuários são orientados a fazer sua inscrição na Plataforma Progredir, um plano de ações do governo federal para gerar emprego e renda e promover a autonomia das pessoas inscritas no Cadastro Único, acompanhando as oportunidades de qualificação e de emprego existentes nessa plataforma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as vagas pelo Whatsapp