Manaus – A partir da próxima segunda-feira (20) serão abertas as inscrições para 160 vagas, divididas em duas novas turmas, do curso de Cuidador Comunitário da Prefeitura de Manaus. A capacitação é gratuita e voltada para pessoas acima de 18 anos, de qualquer nível de escolaridade.
O curso, realizado pela Fundação Doutor Thomas (FDT) e pela Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), por meio da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), é em resposta à demanda da população.
Curso de Cuidador Comunitário oferecerá 160 vagas, divididas em duas novas turmas (Foto: FDT/Divulgação)
Em junho, serão dois bairros atendidos, com turmas na Igreja São Francisco de Assis, Praça Coari, no bairro São Francisco, zona sul, durante a manhã, e na Igreja Evangélica Assembleia de Deus (Ieadam), localizada na Rua São Benedito, nº 23, Colônia Santo Antônio, zona norte, à tarde.
As inscrições serão feitas nos locais do curso, de 20 a 23 de maio, das 9h às 16h, ou até o preenchimento das 80 vagas disponibilizadas para cada comunidade. Para se inscrever, é necessário apresentar documentos de RG, CPF, uma foto 3×4 (original e xerox), além de comprovante de residência, para confirmar que é morador da comunidade.
Aulas
As aulas terão início no dia 4 de junho, sendo a primeira turma na Igreja São Francisco de Assis, no horário das 9h às 12h, e a segunda na Igreja Assembleia de Deus, das 14h às 17h. As aulas ocorrerão as terças e quintas-feiras, com duração de 21h, divididas em teoria e prática com entrega de certificado ao fim do curso.
“Esse curso é realizado desde 2017 e, a cada nova turma, é maior a adesão da comunidade. Diante das dificuldades econômicas em contratar profissionais para acompanhar os seus idosos, os próprios familiares buscam aprender as técnicas essenciais no trato com essas pessoas para aplicá-las no ambiente familiar. E, seguindo uma política de fortalecimento da formação do cidadão, a Espi/Semad, em parceria com a FDT, mostra aos participantes do curso noções de direitos humanos e políticas de apoio ao idoso”, explicou o secretário da Semad, Lucas Bandiera.
Curso
Há três anos, o Cuidador Comunitário vem capacitando pessoas em diversas zonas de Manaus, o curso ocorre diretamente na comunidade, com aulas sobre cuidados básicos, como higiene pessoal, alimentação e respeito, preservando e valorizando o vínculo familiar com o idoso em seu lar.
“O curso vem avançando e mudando a realidade de idosos em seu ambiente familiar. O objetivo da Prefeitura de Manaus, em parceria com a FDT e a Espi/Semad, é atender as diversas áreas de Manaus, levando auxílio e conhecimento à comunidade, e é gratificante receber o retorno da população. A demanda para o curso de capacitação tem sido tão solicitada que agora teremos duas turmas no mesmo período, em comunidades diferentes”, destacou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.
Em Manaus, a coordenação da Política Municipal do Idoso está a cargo da Fundação Doutor Thomas, que executa ações estratégicas para garantir esses direitos, por meio de parcerias, nos níveis federal, estadual e municipal, que constroem uma rede articulada de proteção.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelos telefones 3611-4606 (Igreja de São Francisco de Assis), 99149-4633 (Igreja Evangélica Assembleia de Deus) e 3215-6007 (Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus).
Ola, sou o João Soares, redator especializado em emprego e aplicativos, trazendo insights e orientações para impulsionar sua carreira.