Looking for the best offer...

Redação nota mil: evite erros e alcance a nota máxima na prova do Enem

Manaus – Não tem como escapar: a redação é uma das etapas fundamentais e também uma das mais temidas para os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O texto tem grande peso na nota final e, caso seja zerado pelos avaliadores, significa desclassificação automática do candidato para processos seletivos como Sisu, Prouni e Fies.

Segundo dados do Inep, menos de 1% dos candidatos alcança a pontuação máxima em cada edição do exame. Para ajudar os candidatos a escreverem uma boa redação, professor Wanderson Feitoza, especialista nesse gênero textual.

O que redação pede?

Wander explica que o segredo para fazer uma boa redação é entender a proposta de tema e os critérios de avaliação utilizados pelos professores que corrigirão a prova. “A banca quer um texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo dentro da norma padrão da língua portuguesa”, explica.

A principal característica da dissertação pedida no Enem é a defesa de um ponto de vista por meio de argumentos consistentes e bem elaborados. São cinco as competências avaliadas no texto: domínio da escrita formal, compreensão da proposta e aplicação de conhecimento, argumentação, uso de mecanismos linguísticos e proposta de intervenção.

Avaliadores dão a nota da redação a partir de cinco competências
Avaliadores dão a nota da redação a partir de cinco competências | Foto: Reprodução / Inep
Fuja de erros comuns

Evite os seguintes erros na hora de compor sua redação:

Palavras rebuscadas – Uma boa redação não é sinônimo de palavras difíceis. Pelo contrário, quanto mais claro e objetivo melhor. “Uma redação rebuscada pode acabar indispondo o leitor, que vai achar a leitura chata e maçante. O segredo é passar a ideia de forma rápida e eficaz”, diz.

SIGN UP TO RECEIVE UPDATED VACANCIES IN YOR REGION

BECAME A VIP MEMBER OF OUR LIST, and receive the best updates vaccancies

I am 18+ years old and by checking the left box and the button to submit this form, I agree to the policy and terms Your First Job Website; by clicking the button below and submitting this form, I provide my signature giving express consent to receive marketing communications via automated emails, text messages via SMS or MMS, and other forms of communication regarding offers for finance products such as credit cards and loans, and job opportunities. Message frequency varies and represents our good faith effort to reach you regarding your finance/job inquiry. Message and data rates may apply. Text HELP for help or text STOP to cancel. I understand that my consent to receive communications is not a condition of purchase and I may revoke my consent at any time.

Referência aos textos auxiliares – A proposta de redação vem acompanhada de textos auxiliares que servem para expandir as ideias a respeito do tema. No entanto, eles jamais devem ser reproduzidos ou referenciados dentro do texto. “O candidato que fizer isso vai perder pontos”, alerta Wander.

Fuga ao tema – Um dos pontos que mais causa nota zero nas redações é quando o candidato desvia o texto do tema proposto. Wander exemplifica: uma proposta de dissertação cujo tema é a crise na Venezuela, mas o candidato acaba falando mais da crise econômica brasileira.

Evite contradições

Uma técnica errada de redação é o uso simultâneo de argumentos contra e a favor do tema proposto. “A dissertação argumentativa tem a finalidade de mostrar seu posicionamento sobre o tema, para convencer o leitor do seu ponto de vista. Se você apresentar primeiro argumentos contra e depois a favor, estará sendo incoerente”, explica o professor.

Erros comuns da redação são fuga ao tema, texto rebuscado e falta de coerência
Erros comuns da redação são fuga ao tema, texto rebuscado e falta de coerência | Foto: Divulgação
Prepare-se para dissertar sobre qualquer tema

Não existe ‘bola de cristal’ para adivinhar qual será o tema da redação do Enem em 2019. Há muitas previsões e apostas, mas o melhor caminho para o candidato se dar bem é mantendo-se atualizado sobre os assuntos do Brasil e do mundo. “Para dissertar bem é preciso conhecer”, afirma Wander, então a leitura de jornais, livros e revistas é recomendada. Assim o candidato terá base para elaborar os argumentos e desenvolver um bom texto.

Não existe fórmula mágica

Apesar de haver vários métodos e técnicas que prometem uma redação perfeita, Wander avisa que não existem fórmulas prontas. “O que existe é preparação e muito treinamento. Assim, você será capaz de dissertar sobre qualquer tema”, ensina.

Um dos métodos muito utilizado, mas arriscado, é o ‘esqueleto’, onde o candidato preenche os parágrafos na sequência Introdução, Argumento 1, Argumento 2 e Conclusão. “O resultado pode ser clichê e o avaliador julga justamente a sua criatividade e capacidade de abordar o tema”, alerta.

Pratique

Por fim, só se escreve uma boa redação praticando. O professor orienta que, além de escrever bastante, o candidato deve identificar os erros na estrutura textual e trabalhar para aperfeiçoar os pontos fracos. Revisar os mecanismos básicos da língua, trabalhar a coesão e a coerência e ficar atento às regras da redação também são passos fundamentais para uma boa nota.

Se quiser saber mais dicas de língua portuguesa, confira o Instagram do professor Wanderson Feitoza: instagram.com/wanderoprofessor.

Deixe um comentário

Captcha carregando...